O Campeonato da Finlândia é a principal competição de futebol do país, contando com a participação de doze equipes de toda a nação. A temporada inicia em abril e se encerra em novembro, com as equipes se enfrentando em turno e returno. Aqui, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o campeonato.

História

O campeonato foi criado em 1930 e, desde então, passou por diferentes mudanças em seu formato. Nos últimos anos, tem sido disputado em sistema de pontos corridos, com as duas últimas equipes sendo rebaixadas para a segunda divisão finlandesa.

Equipes e Jogadores

A principal equipe do campeonato é o HJK Helsinki, com 30 títulos conquistados em toda a sua história. Outras equipes como o FC Inter Turku, o FC Lahti e o FC Honka têm tido um papel de destaque nos últimos tempos, competindo de igual para igual com o HJK Helsinki.

No que diz respeito aos jogadores, alguns dos atletas mais conhecidos do campeonato são o atacante Tim Vayrynen, do FC Lahti, e o defensor Veli Lampi, do HJK Helsinki.

Expectativas para a Próxima Temporada

A temporada atual do Campeonato da Finlândia está suspensa devido à pandemia do COVID-19, mas há expectativas positivas para o retorno da competição no próximo ano.

Os torcedores esperam que a equipe do HJK Helsinki continue a sua sequência de títulos, enquanto outras equipes como o FC Inter Turku e o KuPS Kuopio podem ser surpresas nesta temporada. O KuPS Kuopio, aliás, venceu o campeonato em 2019 pela primeira vez em sua história.

Conclusão

O Campeonato da Finlândia é uma competição de futebol emocionante e altamente competitiva, contando com equipes e jogadores talentosos. Com a pandemia de COVID-19 em curso em 2020, a temporada foi interrompida, mas a expectativa é de que a competição retorne forte em 2021, com muitas emoções e disputas acirradas em campo.